
Guia Completo para Iniciantes no Linux
abril 3, 2023O Linux é um sistema operacional assim como o Windows desenvolvido para gerenciar as principais funções do desktop.
Entretanto, para utilizar, necessita de um pouco de conhecimentos técnicos para instalar e configurar o sistema.
Pensando nisso, separamos um guia completo para iniciantes do Linux para entender os principais conceitos para instalar e utilizar no PC. Confira a seguir!
O que é o Linux?
É um sistema operacional de código aberto que serve para gerir as principais funções do desktop, desde ligas até armazenar arquivos.
Lançado em 1991, desenvolvido para computadores pessoais, pois tem um código aberto que permite maior personalização.
Entretanto, apesar de extremamente personalizável, é também mais suscetível a ataques; por isso, costuma não ser muito popular já que precisa de conhecimento técnico e de cibersegurança.
Mas a sua popularização tem crescido bastante nos últimos anos devido à tendência de personalização para eletrônicos.
O Linux tem um núcleo chamado de Kernel Linux responsável por todas as funções básicas do sistema.
Por ser um software gratuito e de código aberto, pode ser baixado sem precisar pagar, afinal a maioria dos disponíveis são criados pela própria comunidade.
A história desse sistema é bem curiosa, pois surgiu de uma aposta entre os estudantes de ciência da computação.
O desafio consistia em criar um sistema mais completo que o Minix que era popular na época e amplamente difundido.
Com mascote desse sistema é o pinguim que foi inserido pelo programador Larry Ewing e se chama Tux.
Como baixar o Linux?
Esse sistema operacional é uma alternativa para usuários que não desejam utilizar o Windows, seja pelos bugs e atualizações constantes.
Atualmente possui vários softwares para uso que inclui diversas funcionalidades agrupadas em pacotes chamados de distribuidores.
Cada um foi criado para usuários diferentes, desde iniciantes até os mais avançados, então existem diversas opções que podem ser bem interessantes para você.
Para saber qual escolher é preciso escolher o que melhor se adapta às suas necessidades com os recursos necessários para auxiliar na rotina de uso. Agora que já escolheu, basta seguir as etapas a seguir:
1.Acesso o site da versão escolhida e vá para a seção de downloads.
2.Em seguida grave em qualquer arquivo de mídia removível que preferir seja CD ou Pendrive;
3.Insira a mídia removível e reinicie para executá-la;
4.Agora escolha o idioma e clique na opção instalar;
5.Com isso é só aguardar a instalação e começar a configurar.
As versões são chamadas de distro e possuem diversos, para escolher a opção correta não esqueça de analisar se precisa de um estilo empresarial ou de comunidade.
Com distro de comunidade é gratuita e conta principalmente com o suporte e manutenção da comunidade.
Já a empresária está disponível por meio de uma subscrição de um distribuidor e não depende unicamente de um suporte da comunidade.
A principal diferença entre as duas está em quem decide o que importante para os usuários, na comunidade é os colaboradores e na empresarial é o fornecedor.
Qual é o Linux para PC fraco?
Com o grande número de distribuição existem inúmeros que podem ser utilizados para computadores mais fracos.
Um dos mais indicados por especialistas e mais populares é o Ubuntu, é o mais aconselhável, pois possuem muitos artigos a seu respeito e, na hora que acontecer algum bug, você terá mais suporte.
O Ubuntu tem diversas versões além da original apelidado de flavours ou melhores sabores, sendo assim é um dos mais aconselháveis.
A LXQT e a LXDE são as versões mais leves e ideais para computadores com hardwares mais fracos.
É importante ter em mente que existem muitas opções, mas se você for iniciante nesse universo é recomendável utilizar a que possui a maior base de usuários.
Isso porque assim será mais fácil encontrar as soluções para problemas quando eles surgirem.
À medida que for se desenvolvendo pode ir aumentando o grau de dificuldade e escolhendo outros para testar.
Principais benefícios do Linux
Assim como outros sistemas operacionais, o Linux possui benefícios que atraem usuários e, para você decidir usar ou não, é importante conhecê-los. Por isso, as vantagens que se destacam são:
1.Gratuito e de código aberto
Enquanto para ter acesso ao Windows original é preciso pagar anualmente uma taxa para utilizar no Linux isso não será necessário.
Isso sem falar no alto nível de personalização que o sistema oferece, mas para isso é preciso de um pouco de conhecimento técnico para deixar o sistema a sua cara.
2.Estabilidade e segurança
A arquitetura de segurança é cuidadosamente elaborada para promover a estabilidade e, além disso, conta com a colaboração contínua da comunidade de desenvolvedores.
Isso deixa o sistema ainda mais confiável para, em caso de erros críticos, contar com a comunidade para obter o suporte necessário.
3.Comunidade ativa
A comunidade ativa é engajada é sem dúvida um dos principais motivos para atrair cada dia mais usuários.
Com fóruns, grupos de discussão e uma vasta biblioteca é um diferencial e tanto se compararmos com outros sistemas.
O Linux não é um sistema perfeito, porém é uma ótima oportunidade para se encarar novos desafios e poder personalizar o sistema operacional do seu PC da melhor maneira possível. Para saber mais dicas, clique aqui!