
Como Usar o Modo Desenvolvedor no Android
março 21, 2023O modo desenvolvedor permite aos usuários várias personalizações que podem melhorar o desempenho do smartphone.
Entretanto, para acessar é preciso ter um pouco mais de experiência em conhecimento avançado para não acabar prejudicando o sistema Android.
Muitos usuários não ousam mexer e acabam não configurando diversas opções que podem auxiliar a economizar bateria e muito mais.
É importante lembrar que se o aparelho é novo essas configurações podem levar o usuário a perder a garantia.
Pensando nisso, separamos as informações mais importantes sobre o modo desenvolvedor para que você possa personalizar ainda mais o seu aparelho. Confira a seguir!
Para que serve o modo desenvolvedor?
O modo desenvolvedor é um conjunto de opções avançadas que fornece configurações adicionais extremamente úteis para aprimorar o Android.
Permitindo o acesso à funcionalidade avançada, entretanto precisa de mais conhecimento técnico para a personalização.
Para começar a configurar no modo desenvolvedor é preciso entender os principais motivos para que serve.
Com configurações não acessíveis no modo padrão pode auxiliar os usuários que desejam criar aplicativos e testes de usabilidade.
O Android é o sistema operacional mais personalizável atualmente, apesar de os avanços no IOS não oferecerem nem metade da capacidade.
Entre as principais funções podemos destacar a depuração do USB, que permite que o Android se comunique com o computador por meio de cabo, onde a configuração pode ocorrer direto no PC.
Com essa funcionalidade, é possível criar aplicativos nativos para o sistema Android de acordo com a versão e modelo.
Outra vantagem é exibir o uso da CPU, desempenho da memória e outras estatísticas que ajudam a monitorar a performance e assim ampliar o desempenho.
Entretanto, para isso, além de conhecimento sobre Android, é preciso ter habilidade com programação para conseguir produzir um trabalho eficiente.
As animações mostradas no celular também podem ser configuradas e ficar mais lenta ou rápida a depender do gosto pessoal do usuário.
Essa mudança estética pode melhorar a percepção e a experiência dos usuários em relação ao uso prolongado.
No modo desenvolvedor é possível limitar a quantidade de programas que funcionam em segundo plano, inclusive isso é um dos principais motivos de descarregar o smartphone mais rápido.
Com essa configuração você pode melhorar significativamente o desempenho e usabilidade do dispositivo.
E por último, conseguir manter a tela ligada durante o carregamento para testes mais avançados que podem ser usados no desenvolvimento do aplicativo para o sistema Android.
Como ativar o modo desenvolvedor?
Na hora de ativar alguns processos é diferente a depender da marca do smartphone, por isso separamos para cada uma.
1.Motorola da versão 9.0 até a 13
- Acesse configuração no aparelho Motorola;
- Toque na opção sobre o telefone;
- E ative o modo desenvolvedor;
- Toque cinco vezes no número de compilação e assim uma mensagem deve surgir na tela avisando que o modo desenvolvedor está ativo.
2.Samsung
- Primeiro encontre o aplicativo de configurações do smartphone;
- Role a tela até a opção sobre;
- E toque na opção número de compilações 7 vezes até aparecer um pop-up informando que o modo desenvolvedor está ativado.
3.Xiaomi
- Encontre a opção sistema do seu Xiaomi e role até encontrar a aba sobre;
- Agora em sobre o telefone, toque na versão MIUI e busque por build number e toque 7 vezes.
- Depois retorne em sistema e configurações adicionais e toque em modo desenvolvedor;
- Por último toque na opção escrita ativar.
Cuidados ao usar o modo desenvolvedor
O modo desenvolvedor pode ser muito útil para personalização do sistema Android, mas também pode deixar o seu aparelho exposto a riscos.
Entre eles podemos destacar alguns como os principais cuidados que deve manter para não ter dor de cabeça.
1.Depuração USB
Ao ativar esse recurso o seu dispositivo pode ficar mais suscetível a ataques de hackers especialmente quando estiverem conectados a computadores desconhecidos.
Por esse motivo, não conecte a qualquer aparelho e quando não estiver usando desconecte para proteger o smartphone.
E só conceda permissões a aparelhos confiáveis para restringir ainda mais o risco de ataque e evitar perder o aparelho.
2.Alterações no sistema
A depender do tipo de alteração realizada pelo usuário, o sistema pode sofrer com falta de estabilidade e isso gerar outros problemas como travamentos.
Todas às vezes, após fazer qualquer alteração nas primeiras meia hora, observe o comportamento do aparelho e não esqueça dos itens alterados.
E se acontecer qualquer estabilizador realize o processo inverso e deixo o aparelho com as configurações anteriores.
3.Limites de processos em segundo plano
Reduzir os processo que ocorrem no sistema em segundo plano pode ser extremamente benéfico para economizar bateria, entretanto pode causar problemas de funcionamento.
Pois alguns apps precisam rodar em segundo plano para garantir o perfeito funcionamento do aparelho e assim evitar erros.
Sempre após qualquer mudança ou retirada de processos em segundo plano observe como o funcionamento do celular ocorre para evitar danos permanentes.
O modo desenvolvedor é extremamente útil para personalizações relacionadas ao desempenho do aparelho, entretanto fique atento caso ocorra alguma alteração. Gostou desse artigo? Clique aqui para ler mais sobre Tecnologia !
[…] Outra maneira eficiente é reduzir o número de aplicativos rodando em segundo plano, mas para essa personalização é preciso de conhecimentos mais técnicos e ativar o modo desenvolvedor. […]
[…] modo desenvolvedor não é indicado para smartphones recém comprados, pois isso pode fazer o usuário perder a […]