
Como Manter seu Android Seguro: Dicas de Segurança
janeiro 6, 2023Para manter o seu Android seguro e livre de ciberameaças é preciso tomar alguns cuidados.
O smartphone atualmente se tornou fundamental na vida dos usuários por contar com recursos desde comunicação até banco online.
E por esse motivo é alvo de diversos golpes e roubo de dados, e assim precisa ter algumas configurações de segurança para proteger contra essas ameaças.
Pensando nisso, separamos as dicas mais importantes para manter seu Android seguro. Confira a seguir!
5 Dicas para manter seu Android seguro em 2024
O Smartphone está quase 24 horas nas mãos dos usuários desempenhando diversas funções para deixar a rotina mais simples.
Entretanto, não é só o tempo que seus proprietários também compartilham com os aparelhos informações pessoais como documentos, nome dos pais e até acesso à conta bancária.
Com o crescente número de invasões por hackers, sistemas operacionais de smartphone precisam de proteção. E para isso, fique atento às dicas:
1.Mantenha o sistema operacional atualizado
Parece besteira, mas manter o Android atualizado pode evitar dores de cabeça com a segurança dos seus dados.
O sistema operacional está em constante evolução seja para corrigir bugs ou instalar novas funcionalidades.
Entretanto, muitos usuários não reconhecem a importância de atualizar o sistema e ficam expostos a falhas e ataques.
Além de perder o suporte que pode gerar um conflito com os aplicativos instalados no dispositivo causando o não funcionamento.
Com a importância que os smartphones ganharam nos últimos anos, isso atraiu muitas vantagens, entretanto chamou a atenção de hackers ávidos por roubar dados.
Nos smartphones, além de contatos e redes sociais, os invasores podem encontrar fotos de documentos, informações pessoais e os principais sites que o usuário utiliza.
Com isso em mãos os criminosos podem submeter essas informações a diversos ataques e golpes.
Os mais famosos são o falso sequestro e pedir dinheiro para os contatos se passando pelo proprietário do aparelho.
Além disso, com a disseminação de fotos íntimas muitos golpistas podem criptografar essas imagens e exigir resgate do usuário sob ameaça de postar na web.
E ninguém deseja passar por esse problemas, por isso é importante atualizar o sistema operacional.
2.Instale aplicativos apenas de fontes confiáveis para manter o Android seguro
No início da popularização da internet, era comum baixar app direto de sites especializados como o Baixaki.
Os dispositivos eram apenas utilizados para mandar SMS, ligações e alguns jogos e os modelos mais antigos precisavam de versões mais leves para rodar alguns apps da moda.
Mas com avanço tecnológico os aparelhos ganharam novas funções e começaram a atrair mais desenvolvedores web com diversos apps bem criativos.
Entretanto, alguns criadores mal-intencionados começaram a criar apps com códigos abertos que permitem instalar extensões ocultas e, em alguns casos, eram vírus ou rastreadores de dados.
Para proteger os usuários de lojas de App como o Play Store e a Apple Play começaram a ser mais rigorosos e avaliar cada aplicativo disponibilizado na loja.
Como isso só ficaram na plataforma os mais confiáveis e isso acabou sendo ruim para pequenos desenvolvedores e então começaram a migrar para os antigos sites.
Nessas páginas as plataformas disponibilizadas em versões com código aberto que permite maior personalização e também versões mais leves, entretanto a fiscalização não é rigorosa.
Com alguns golpistas postam plataformas que carregam vírus e rastreadores e basta apenas instalar para deixar o smartphone infectado.
Por isso é importante instalar aplicativos confiáveis e sempre observar a avaliação de outros usuários.
3.Faça Backup regularmente
Os backups são cópias de segurança do sistema que armazena as principais informações dos smartphones para serem utilizados em casos de perda, roubo e até incêndio.
Para manter o Android seguro é fundamental realizar o salvamento que pode ser programado da maneira que o usuário preferir.
Entretanto, essa prática pode diminuir a memória do seu aparelho, afinal apesar de disponível na nuvem as informações de cache ficam no aparelho.
Mas vale a pena considerar para garantir que seus dados fiquem perdidos em caso de alguma imprevisibilidade.
4.Cuidado com Phishing e golpes
A internet traz muitas facilidades para o cotidiano, entretanto é preciso ficar atento para não cair em golpes de pessoas mal intencionadas.
O phishing é um ataque cibernético que anualmente causa prejuízos financeiros a diversos usuários, consiste em enviar link com malware que rouba informações dos usuários.
Ao clicar nesse link os proprietários dos aparelhos são expostos a vírus poderosos e fazem uma varredura no sistema e compartilham dados com os criminosos.
Os dados roubados são senhas de banco, acesso a e-mail e redes sociais para aplicação de vários golpes.
Em alguns casos os criminosos se passam por empresas confiáveis para cometer as infrações e assim as vítimas ficam no prejuízo.
A maneira mais eficaz para não cair é ficar atento e pesquisar o endereço e número de empresas além de não clicar em nenhum link suspeito.
5.Senha e autenticação biométrica
Para aumentar algumas camadas a mais de segurança, é recomendado a utilização de senhas de bloqueio forte e, se houver a possibilidade no aparelho, utilizar a autenticação biométrica.
Isso não significa que o aparelho não possa ser invadido, entretanto, diminuirá as chances de ocorrerem ataques.
Fuja de senhas como o próprio nome e data de aniversário ou nome da mãe essas são as primeiras que pessoas mal intencionadas iriam tentar utilizar.
Opte por misturas numéricas e frases grandes, que serão mais difíceis de serem descobertas em caso de perda ou roubo.Utilize também a autenticação em dois fatores para adicionar camadas extras e deixar o Android seguro.
Para pessoas com smartphones mais modernos, opte por senhas biométricas com leitura da digital ou da face.
Seguindo essas dicas, o seu smartphone estará mais protegido e livre de vírus e malware.
E assim você pode aproveitar todas as funcionalidades fantásticas do aparelho sem medo.
Siga as 5 dicas para manter o Android seguro e se livre de dores de cabeça e roubo de dados, proteja-se contra pessoas mal intencionadas e evite perda de dinheiro. Gostou desse artigo? Clique aqui para ler mais sobre Tecnologia !