A Evolução do Design no iOS: De Flat Design a Neumorphism

A Evolução do Design no iOS: De Flat Design a Neumorphism

abril 12, 2024 0 Por Romulo dos santos

A evolução do design no IOS sempre chamou atenção dos entusiastas em tecnologia, com formas mais fluidas e formatos estéticos e anatômicos.

Desde o lançamento, os olhos do mundo se voltaram para o celular que chegava ao mercado com acabamento diferente da maioria.

À primeira vista, a sensação que os usuários tinham ao tocar pela primeira vez no iPhone era de que se tratava de um aparelho altamente tecnológico, bem diferente dos disponíveis no mercado naquela época.

Com isso a Apple se destacou e ganhou espaço no mercado e status de inovação e desde então não para de se adaptar para conquistar novos clientes.

Pensando nisso, separamos as informações sobre a evolução do design no IOS. Confira a seguir!

A evolução do design no IOS na era Skeuomorphism

No início, o objetivo da marca era conquistar os clientes com algo inovador que não parecesse muito futurista e acabasse ficando algo incomum e tecnológico demais.

Esse era o primeiro contato dos futuros clientes do iPhone, por esse motivo precisava passar tecnologia e também imitar a realidade para não destoar do cotidiano das pessoas.

Para isso foi utilizado texturas, sombras, reflexos e acabamentos mais retos parecendo um bloco de notas que cabia em qualquer bolso.

Nos ícones era possível notar a aparência de blocos para transmitir uma tecnologia familiar que, ao mesmo tempo, era um avanço.

O sistema era um pouco mais lento e não tinha muitos aplicativos disponíveis, isso ainda estava no começo.

O próximo passo da evolução do design no IOS o amado Flat Design

Após conquistar novos clientes ao redor do mundo, chegou a hora de criar a marca que faria as pessoas apelidarem de padrão, Apple.

O flat design inspirado na estética minimalista que consiste onde menos é mais, deixando de lado as versões poluídas com muitas informações.

A empresa da maçã decidiu que era hora de deixar o smartphone da Apple a sua cara e que as pessoas pudessem reconhecer apenas de olhar.

Pela nova estética a empresa abandonou tudo em favor de traços finos e aparência minimalista e limpa.

Com cores vibrantes para contrastar com as tipografias que seguiam a estética atual, mas não ficava sem personalidade.

Os ícones dos apps nativos ganharam a bidimensionalidade priorizando clareza e simplicidade.

Para deixar a navegação mais fluida, já que o sistema operacional por sua vez estava mais lento, esse foi um dos períodos de ouro da evolução do design no IOS.

O iPhone 7, em 2013, ganhou esses upgrades que fidelizam ainda mais os clientes e destaca o smartphone da maçã como destaque do mercado.

A influência da Google na evolução do design no IOS

A empresa Google adotou o flat design em seus dispositivos e assim surgiu o material design em 2014.

Combinando o estilo da Apple com melhorias da Google e isso fica claro na tridimensionalidade, sombras sutis e animações suaves.

Gerando a sensação nos usuários de profundidade e melhorando a experiência dos clientes, pela primeira vez as telas queriam despertar sensações.

Isso foi um grande avanço para época e auxiliou a popularização ainda maior dos smartphones.

A Apple aprovou a ideia e resolveu empregar alguns elementos aos seus celulares, como o uso de camadas e a introdução de elementos em movimentos.

Como sempre visionária a empresa da maçã viu a oportunidade de elevar seus aparelhos a outro patamar e dar uma cara mais premium.

O Neumorphism na evolução do design no IOS

Combinando o Flat design que imperava acabamentos mais finos e tela maior combinada com efeitos simples e luz e sombra.

Resultou na explosão de vendas de iPhone ao ponto da empresa precisar marcar uma pré-venda para dar contas da grande quantidade de clientes ansiosos pela novidade.

É inegável que o design dos smartphones da Apple representam a imagem de um produto perfeito que passa status e poder.

Os elementos parecem que foram esculpidos na tela e não são formados por encaixe e sim talhados como esculturas de artistas famosos.

A aparência moderna e minimalista conquistou o mercado tanto que outras marcas tentaram utilizar esses elementos e falharam.

Os ícones de aplicativos nativos também se adaptaram passando uma imagem limpa e atual.

Isso sem falar na melhoria do sistema operacional que é bem mais rápido e possui possibilidade de personificação.

Atualmente, esse é o padrão da marca para posicionar os seus iPhones e segue dando certo, afinal o aparelho é um dos mais vendidos, é o principal produto da Apple.

Apesar de que os novos modelos trazem um pouco da característica mais reta dos primeiros aparelhos, mas sem perder a estética neumorphism.

O iPhone é o sonho de consumo da maioria dos amantes de tecnologia pela qualidade e design impecável.

Apesar de que as outras marcas melhoram muito o seu acabamentos e até tem versões premium para atender a vários públicos.

O futuro na evolução do design no IOS

Para os próximos lançamentos podemos aguardar design com maior inovação e melhorias visuais agradáveis aos olhos.

Afinal a Apple não abre mão de focar num produto que busque melhorar a experiência do usuário para marcar ainda mais o seu nome como referência do mercado.

Isso sem falar que a estética minimalista segue em alta, portanto, os próximos lançamentos podem ter a presença maior de acabamentos mais finos.

O movimento promete estar presente, os designs em 2024 estão totalmente focados em trazer ainda mais movimento de várias maneiras sutis.

Além disso, é uma onda do mercado a presença de funcionalidade nos designers e até no sistema operacional.

A busca de solucionar problemas antigos que irritam os usuários também é uma tendência do mercado.

Com a fusão de aplicativos nativos que melhorem a utilização do aparelho e aumentem a funcionalidade.

A Apple segue na vanguarda digital com uma esteira de produtos que, além de sofisticados, são extremamente úteis.

Com alguns projetos também para a Siri para renovar a aparência antiquada e deixar mais fácil o uso. E assim é esperada a evolução do design no IOS! Gostou desse artigo? Clique aqui para ler mais sobre Tecnologia !